PT
  • ESA Qualification

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO CONECTOR ÓPTICO AVIM™ pela ESCC (Contrato nº: PR-ESA-3-12750)

A Diamond respondeu ao pedido de cotação 3-12750 / 09 / NL / PA da Agência Espacial Europeia (ESA) e propôs as tarefas necessárias para qualificar o conector de fibra óptica AVIM™. A atividade descrita na proposta baseou-se nos requisitos de trabalho da ESA.

Objetivos do projeto:

O escopo do projeto é avaliar o mercado de conectores de fibra óptica para o espaço; propor um produto que será avaliado e, em seguida, qualificado para aplicação espacial de acordo com os padrões ESCC propostos durante o projeto. Dois conjuntos de conectores foram considerados; o AVIM™ e o Mini AVIM™ usando uma fibra de manutenção de polarização e um tubo loose PEEK.

Características:

Um conjunto de conectores deveria ser qualificado, mas durante o projeto, uma relação clara de desempenho com fibra e cabo estendeu o projeto para adicionar uma configuração de montagem completa a ser qualificada.

Plano de projeto:

Após um estudo e teste de mercado, um Procedimento de Teste de Avaliação (ETP/PTA) foi proposto e implementado. Os resultados foram publicados e apresentados durante a conferência do ICSO em 2012. Um procedimento de teste de qualificação foi inferido do ETP e um lote piloto foi produzido e qualificado. Os resultados foram publicados e apresentados durante a conferência do ICSO em2014.

Principais benefícios esperados:

Ao estabelecer padrões para testar conexões ópticas compostas por conjuntos de conectores, fibras e cabos, as aplicações futuras na área especial, serão mais fáceis, menos dispendiosas do que a qualificação completa para cada projeto e a base de conhecimento nesta área para a comunidade espacial europeia foi aumentada.

Status:

O projeto foi fechado em setembro de 2013 e o Relatório de Teste de Qualificação (QTR/RTQ) para o AVIM™ e o Mini AVIM™ estão disponíveis (Diamond QTR 064 e QTR 065).

As variantes do Mini AVIM™ foram qualificadas e figuram no ESCC QPL. Elas estão descritas no certificado ESCC 355-ver links.

Produtos relacionados